dRIACHAO DO DANTAS SE
História
O nome da cidade se originou de um riacho, Limeira, que passa próximo a cidade, a povoação era conhecida apenas como Riachão. Em 1943 ganhou o complemento ‘do Dantas’, em homenagem a João Dantas Martins dos Reis, o comendador Dantas, chefe político de grande prestígio no tempo do Império, chegando a ser vice-presidente da Província de Sergipe. Foi proprietário do maior engenho da região, o Fortaleza, e um dos doadores do patrimônio da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, a santa padroeira da cidade. O comendador Dantas teve uma grande influência na criação do município, porém, foi João Martins Fontes, um dos principais fundadores da povoação então pertencente à Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto. As primeiras casas que formaram a cidade foram construídas nas suas terras, às margens do Limeira.[
- Lourival Fontes- Foi embaixador do Brasil no México e no Canadá, além de chefe da Casa Civil no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1952. Trabalhou como diretor-geral do DIP também na Era Vargas. Foi eleito senador por Sergipe e presidiu o Conselho Administrativo de Defesa Econômica(CADE), no governo João Goulart. Morreu em 6 de maio de 1967 e foi sepultado na sua cidade natal.
- Horácio Dantas de Goes- Prefeito por dois mandatos, deputado estadual por sete legislaturas, chegando a presidir a Assembleia Legislativa, o que fez com que assumisse interinamente o Governo do Estado em algumas ocasiões e efetivamente em 1963 com a renúncia de Luiz Garcia e Dionísio Machado, que se recusaram a transmitir o cargo para ao governador eleito Seixas Dórea.
- Ariovaldo Silveira Fontes - Nasceu em 1923. Militar, reformou-se como Coronel do Exército Brasileiro, foi secretário da Segurança Publica e de Educação do Estado de Sergipe (1963-64) e diretor-geral do SENAI (1980-1992). Foi condecorado com as Ordens do Mérito Militar, Naval, Rio Branco e do Trabalho, além das medalhas Silvio Romero, Pacificador, Anchieta, Nilo Peçanha e Pedro Ernesto. Escreveu: Breve introdução à História dos Colégios Militares, em colaboração. Rio: 1958; Planejamento Educacional. Rio: 1973; Vultos do Ensino Militar. Rio: 1991; Figuras e fatos de Sergipe. Porto Alegre: 1992, além de vários trabalhos sobre formação profissional.
- Creuza Fontes de Goes - Esposa de Horácio, mulher conhecida por sua benevolência para com os pobres.
- Roberto Fontes de Goes - Filho de Horácio e Creuza, prefeito duas vezes e deputado estadual.
- Maria de Fátima Goes - Vice-Prefeita e ex-secretária da Ação Social.
- Mirena Dantas Fontes Gões - Filha de Horácio, Juíza de Direito.
- Terezinha Alves de Oliva - Ex-professora da UFS, ex-diretora do Museu do Homem Sergipano e atualmente está a frente do IPHAN de Sergipe
- José Ibarê Costa Dantas - Historiador, Cientista Político, escritor e ex-professor da UFS.
- Francisco José Costa Dantas - Escritor e ex-professor da UFS.
- José Renilton Nascimento Santos - Professor de Historia e historiador.
==Geografia==